quarta-feira, setembro 28, 2005

PRESIDENTES PENSIONISTAS


Santana Lopes (Lisboa) - 3178,47 euros
Narciso Miranda (Matosinhos) - 3273,01 euros
Raul dos Santos (Ourique) - 2368,06 euros
Carlos Pinto (Covilhã) - 3099,03 euros
Armando P. Lopes (Figueira de Castelo R.) - 2537,89 euros
Joaquim Céu (Alpiarça) - 2537,89 euros
Rui Silva (Arganil) - 2855,12 euros
António Solheiro (Melgaço) - 2729,81 euros
Francisco Tavares (Valpaços) - 2702,85 euros
Francisco Ribeiro (Stª Marta de Penaguião) - 2537,89 euros
Hernâni Pinto (Armamar) - 2437,78 euros
Luís Mourinha (Estremoz) - 1438,15 euros
Luís Azevedo (Alcanena) - 2855,12 euros
António Fernandes (Maia) - 2247,65 euros
António Godinho (Aljustrel) - 2537,89 euros
Júlio Sarmento (Trancoso) - 2412,58 euros
Mário Ferreira (Tarouca) - 1845,87 euros
António R. Costa (Ribeira Grande) - 2662,91 euros

(Fonte: Correio da Manhã, 28 de Setembro de 2005

domingo, setembro 18, 2005

OS RAPAZES DO "EXPRESSO DAS NOVE" PLAGIARAM O BODE

Compare-se esta argolada publicada no Jornal Expresso das Nove com o texto aqui publicado no dia 3 de Setembro. Não vou andar à batatada por causa disso. Foi um lapso!?

Gralha

Ao que consta, há por aí uma publicação turística que contém informações erradas. Estamos a falar do livro "São Miguel (Açores) - Flores na Ilha Verde", de Guido de Monterey. O sr. Guido de Monterey (ou a Ver Açor, Lda.) editou, no passado mês de Agosto, um livro de flores da ilha de S. Miguel. Nada a opor, desde que não se tratasse de uma fraude. Com efeito, compare-se o que está escrito e as imagens do referido livro com o conteúdo do livro do mesmo autor "Madeira - Uma Ilha, Uma Flor" e facilmente se chega à conclusão que a Guido de Monterey bastou mudar a capa, porque o miolo é sempre o mesmo (ou quase). Não se vai faltar à verdade se se disser que o dito senhor, com duas ou três alterações no texto e com duas ou três fotografias tiradas nos Açores, fez um livro. As flores presentes no livro de Guido de Monterey encontram-se em toda a parte do Mundo. Assim, não causa qualquer espanto se daqui a dias aparecer uma versão dedicada à ilha Terceira, outra ao Faial, outra ao Corvo, outra a Santa Comba Dão, outra a Barrancos, etc. Basta, para isso, mudar a capa.

quarta-feira, setembro 07, 2005


Mais palavras, para quê?

sábado, setembro 03, 2005


A fraude do livro "São Miguel (Açores)- Flores na ilha Verde", de Guido de Monterey




O sr. Guide de Monterey (ou a Ver Açor, Lda.) editou, no passado mês de Agosto, um livro de flores da ilha de São Miguel.

Nada a opor, desde que não se tratasse de uma fraude. Com efeito compare-se o que está escrito e as imagens do referido livro com o conteúdo do livro do mesmo autor “Madeira-Uma ilha, uma flor” e facilmente se chega à conclusão que a Guido de Monterey bastou mudar a capa, porque o miolo é sempre o mesmo (ou quase).

Penso que não vou faltar muito à verdade se disser que o dito senhor com duas ou três alterações no texto e com duas ou três fotografias tiradas nos Açores fez um livro.

As flores presentes no livro de Guido de Monterey encontram-se em toda a parte do Mundo: Assim, não me causaria qualquer espanto se daqui a dias aparecer uma versão dedicada à Ilha Terceira, outra ao Faial, outra ao Corvo, outra a Santa Comba Dão, outra a Barrancos, etc. Basta, para isso, mudar a capa.

Para não me alongar muito e a título de exemplo, aqui deixo dois extratos dois dois livros. Dou um doce a quem encontrar diferenças:
1
“O alindamento florístico da ilha fixa-se, com enorme intensidade nos séculos XIX e XX. Neles está a euforia da cor, a carícia das mais raras essências, a mutação para um novo éden, mais exuberante, mais garrido.”
(In Madeira- uma ilha uma flor, 1982)

2
“O alindamento florístico da ilha fixa-se, com enorme intensidade nos séculos XIX e XX. Neles está a euforia da cor, a carícia das mais raras essências, a mutação para um novo éden, mais exuberante, mais garrido.”
(In São Miguel (Açores)- Flores na ilha Verde, 2005)


Não comprem este livro. Denunciem a vigarice