quarta-feira, setembro 29, 2004

Cousas e lousas das Escolas

Hoje, o Correio dos Açores trouxe dois artigos, um sobre a Escola Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade, onde pais e alunos estão satisfeitos com o seu funcionamento e outro sobre a Escola Secundária da Ribeira Grande, onde há um descontentamento generalizado com a única hora destinada ao almoço para os mais de 900 potenciais utilizadores do refeitório.
Como docente do quadro da Escola da Ribeira Grande, embora requisitado noutro serviço, apetecia-me tecer algumas considerações sobre o assunto. Já que o meu silêncio está à experiencia, durante o presente ano lectivo, nada tenho a acrescentar...
TB
SÓCRATES

Com a devida vénia abaixo transcrevo um extracto de um texto de JCM:

"A história está cheia de exemplos em que a idiossincrasia de um político acaba por ter influência importante nas políticas a que está ligado. OraSócrates demonstrou como figura pública (e antes da co-incineração eu já otinha visto num discreto colóquio de bairro demonstrar as mesmas"qualidades") que, pelo menos em determinadas questões,- é arrogante- julga-se acima do que vale- é autoritário- não ouve ninguém a não ser ele próprio."


quarta-feira, setembro 22, 2004

Dia Europeu Sem Carros chega à Ribeira Chã- Iniciativa interessante ou ridícula

De acordo com o jornal Açoreano Oriental, a Junta de Freguesia da Ribeira Chã assinala hoje o Dia Europeu sem Carros com uma Gincana Ambiental.

À primeira vista a ideia parece-nos interessante, mas, pensando bem, será que o trânsito na Ribeira Chã é problema?

E por que cargas de água esta iniciativa integra a Campanha da Bandeira Azul?

Não será porque a Câmara Municipal da Lagoa é obrigada, no âmbito da candidatura de zonas balneraes do concelho ao galardão "Bandeira Azul", a realizar acções de sensibilização? Está-se mesmo a ver que a iniciativa é para cumprir calendário ou como também se diz para "inglês ver".

domingo, setembro 19, 2004

ABRIL ÁGUAS MIL


Alunos, professores, funcionários têm-me transmitido a sua apreensão acerca do futuro da escola, caso se persistir nalgumas orientações emanadas da actual equisa executiva.

Como estou fora, acho que me devo remeter ao silêncio e aguardar pelo meu regresso que já esteve mais longe.

Quando regressar, então ponderarei se abrirei a boca ou se aguardarei, em silêncio, a minha saída o mais cedo que me for possível.

Já tenho o boletim preenchido para quando abrir o próximo concurso.

sábado, setembro 18, 2004

TOUROS E DEPUTADOS
OU
DEPUTADOS QUE NÃO DISTINGUEM CULTURA DE TORTURA
Com eleições à porta convém registar o nome dos deputados que em Fevereiro de 2003, votaram no parlamento regional a favor das corridas picadas na ilha Terceira. Todos eles podem contar com o meu contributo para a sua não reeleição.
Aqui vai a lista dos famosos:
Alvarino Pinheiro; António Gomes; António Loura; Bento Barcelos; Clélio Meneses; Dionísio Sousa; Duarte Freitas; Francisco Barros; Francisco Oliveira; Francisco Sousa; Herberto Rosa; Hernâni Jorge; Humberto Melo; José Fernandes; José Humberto Chaves; José Nascimento Ávila; José Nunes; José San-Bento; Lizuarte Machado; Luis Alves; Luis Medeiros; Manuel Arruda; Manuel Avelar; Manuel Azevedo; Manuel Campos; Manuel Silveira; Mark Marques; Natividade Luz; Nuno Amaral; Óscar Rocha; Osório Silva; Paulo Gusmão; Paulo Messias; Raul Rego; Renato Leal; Vasco Cordeiro; Victor Cruz.

sexta-feira, setembro 17, 2004

DESRATIZAÇÃO

Uma docente foi proibida pelo CE de comer uma maçã, na sala de professores da Escola Secundária da Ribeira Grande, sob a alegação que atraía ratos.....

O problema foi posto de pernas para o ar, tal como se diz andar a escola, o que é urgente fazer é uma desratização naquele estabelecimento de ensino, a começar pelo gabinete do Conselho Executivo...

quinta-feira, setembro 16, 2004

RIBEIRA GRANDE E A SUA ESCOLA SECUNDÁRIA A PERDER


Foi grande o esforço dos vários Conselhos Directivos/ Executivos para que os alunos do 12º ano de escolaridade pudessem optar pela disciplina de Física.

Depois de mais de uma década em que tal foi possível, mesmo quando na Região havia falta de professores daquela disciplina e a escola não tinha nenhum profissionalizado no seu quadro, este ano lectivo os alunos tiveram que ir para Ponta Delgada.

Porquê?

Decrescimento de interessados?

Escolha pelo mais fácil(a curto prazo)?

Falta de motivação?

Ausência de aconselhamento por parte dos pais e da escola?

sexta-feira, setembro 10, 2004

A palhaçada na minha escola
Hoje tive a oportunidade de ver algumas das alterações ocorridas na minha escola. Panos brancos, convocatórias pintadas com lápis de cor, lembrei-me do arco- íris, do Rainbow Warrior e das paradas gay. Fiquei desolado com o que foi feito com a Biblioteca Dr. Manuel Barbosa, a Dona Matilde deve estar desolada...
Vi cuecas e outras roupas interiores dependuradas na sala de alunos, com que objectivo?
Quero voltar à escola, ao convívio com os alunos e com os colegas que merecem, mas a esta palhaçada, só de passagem ....
Teófilo Braga, prof. de nomeação definitiva do 4º GrupoA da Escola EB 3/S da Ribeira Grande

domingo, setembro 05, 2004

Sócrates e Platão


Nos Açores as eleições para o Partido Socialista quase passavam despercebidas não fosse o apoio dadao por Carlos César ao cadidato José Sócrates.
César optou pelo que pensa ou pelo "cavalo" ganhador, Sócrates. Eu teria escolhido Platão

Teófilo Braga