quinta-feira, junho 09, 2005

BASTARDO OU FILHO-DA-PUTA

Se Alberto João Jardim conhecesse André Rodrigues, director do Expresso-das-Nove chamar-lhe- ia Bastardo ou filho-da-puta? Ou ambas as coisas?

JL

sábado, junho 04, 2005

A VERDADE É COMO O AZEITE

Até que enfim que Teófilo Braga é presença assídua nos jornais. Para os devidos efeitos aqui vai um recado da Maria Corisca, da responsabilidade de Américo Natalino Viveiros, honesto chefe de família:

"Ricos! Já tenho dito que os meus recadinhos têm de ter origem comprovada e por isso só posso dar voz ao que me chega assinado. Por isso, não vale a pena mandarem-me cartas a dizer o que ganha o responsável da Arena,...."

Do Expresso das Nove que aprofunda o denunciado pela Maria Corisca e vai mais longe, apresentando os valores, embora por defeito, do vencimento, aqui fica:
Arenoso
Será que se pode defender o ambientalismo açoriano e ao mesmo tempo ter um cargo remunerado no Governo Regional? Disseram cá ao Argolas que Teófilo Braga recebe, como director da ARENA, mais de 4.000 euros mensais. Será verdade?

sábado, maio 14, 2005

Touradas em Santa Maria - Açores

O MATP – Movimento Anti-Touradas de Portugal lamenta e denuncia que, no âmbito do Programa das Comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores, na ilha de Santa Maria, no próximo dia 16 de Maio, constar o Primeiro Festival Tauromáquico de Santa Maria, no Campo de Jogos de Vila do Porto, organizado pelo Círculo de Amigos de São Lourenço e pela Associação Equestre de Santa Maria.

Trata-se de um caso ainda mais grave pelo facto de tratar das Comemorações oficiais da responsabilidade da Presidência do Governo Regional dos Açores.

Em face do exposto, cumpre ao MATP considerar que:

1. Passados mais de 50 anos desde a última realização de uma corrida de touros nesta ilha, é um absurdo e um retrocesso civilizacional, voltar a S.ta Maria este tipo de tortura animal.

2. A população de Santa Maria não deixa de repudiar esta tourada e os inúmeros protestos dos quais somos agora porta-voz, exigem que essa mesma tourada não se realize.

3. O Governo regional não deve apoiar espectáculos degradantes que só servem para maltratar animais e promover uma “cultura” de sangue, bárbara e cruel.

4. Os dinheiros públicos, gastos com a realização desta tourada, assim como todo o tipo de apoio do Governo Regional dos Açores ao maltrato dos animais, não reflecte a vontade da maioria dos seus eleitores, mas sim de um conjunto de poderosos Lobies que ganham dinheiro à custa do sofrimentode seres vivos inocentes.


Em 1980, a UNESCO, agência da ONU encarregada da ciência, da arte e da cultura, afirmou que «A tauromaquia é a terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e os adultos sensíveis. Agrava o estado dos neuróticos atraídos por estes espectáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura.»


Porto, 12 de Maio de 2005
P’ la Direcção do MATP,
António Abel Pacheco
(Presidente)

sábado, maio 07, 2005

Lobby das Touradas


Dizia-se por aí que o "lobby gay" era o que mais influência tinha na sociedade portuguesa e também na açoriana.

Pelos vistos tudo não passava de um grande engano. O "lobby" touradas é o que está na vanguarda, veja-se a tourada indirectamente promovida pelo Governo Regional dos Açores no próximo Dia do Espírito Santo.

Como já alguém disse: "Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem."

domingo, abril 24, 2005

DIA DA TERRA E SANTO ANTERO

No passado dia 22 de Abril "regressei" à minha "primeira" escola: a Secundária Antero de Quental.

Tenho saudades das aulas e dos alunos, por isso sempre que posso é com todo o prazer que vou dar "umas aulinhas", desta vez sobre educação ambiental.

Aqui fica uma citação de Antero que encontrei na capa de uma colecção de postais oferecida pelo Presidente do Conselho Executivo da Escola:

A Lei suprema do espírito
é caminhar sempre em busca
de coisas belas, de coisas novas

domingo, abril 03, 2005

OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE SANTANA

Abaixo vai uma brilhante notícia estraída da página do OASA- Observatório Astronómico de Santana-Açores.

Depois de enterrarem aquela instituição, agora parece que querem fugir a sete pés. Apelo aos responsáveis pela situação deplorável daquela instituição para unirem esforços no sentido da sua reabilitação. Sabemos e o governo também sabe quem deu cabo daquela promissora associação, mas o mais importante não é arranjar ou cruxificar os culpados, o que é preciso é trabalhar para salvar os milhares de contos já gastos e contribuir para a divulgação da ciência.

Ainda a propósito da notícia, nunca vi uns órgãos sociais, sem vice-presidente da Assembleia Geral e sem presidente do conselho Fiscal. Estamos em Marte?


Órgãos Sociais do OASA

Nomeados em Dezembro de 2004 para gerir o OASA, em serviços mínimos, segundo instruções dos Associados, até haver alguém que esteja interessado em dirigir o OASA. A todos os que colaboraram até agora, o nosso muito obrigado.
Assembleia Geral
Presidente
Prof. Mário Gata
Vice-Presidente
----------------------------
Secretário
Patricia Silva
Conselho Directivo
Presidente
Prof. João Cabral
Tesoureiro
Rosa Veiga
Secretário
Miguel Andrade
Conselho Fiscal
Presidente
---------------------------------
1º Vogal
Rosa Vieira
2º Vogal
Pedro Brasil

quinta-feira, março 31, 2005

O Mercado


Estou cansado de ouvir por pate de gente da direita que a solução para os problemas deste e do outro mundo é o mercado. Cansado estou a ficar de ouvir alguns socialistas a apregoarem as mas valias do mercado.

De uma vez por todas aqui fica a minha opinião: o único mercado que já vi a funcionar (não sei se bem) foi o Mercado da Graça, em Ponta Delgada. Diz-se que a praça de porcos que outrora existiu, aos domingos de manhã, em Vila Franca do Campo também funcionava bem.

Viva o Capitalismo!

sábado, março 05, 2005

Prá Frente Portugal

Eu e muitos outros portugueses tivemos, em tempos idos, que engolir um elefente ao votarmos no candidato à Presidência da República Mário Soares para não termos como presidente Freitas do Amaral. Agora, pela mão do nosso "Blair" termos Freitas como Ministro de Estado. Será que houve uma aproximação à esquerda pela parte deste ou teremos um governo de direita pela mão da chamada esquerda socialista?

sábado, fevereiro 26, 2005

COERÊNCIA

Bush e Putin declararam recentemente não aceitar que a Coreia do Norte e o Irão tenham armas nucleares.

Até aqui tudo bem, se eles não as tivessem e se o seu amigo Israel também as não possuísse.

Ainda a propósito de coerência note-se que :

- Em 2002, os EUA puseram termo a negociações de um acordo executivo sobre armas biológicas e bloquearam esforços internacionais para proibir ataques biológicos e a militarização do espaço;
- Em 2003, na Assembleia Geral da ONU os EUA votaram contra a implementação de um Tratado para a Proibição Completa de Ensaios Nucleares.

Está tudo dito!

sábado, fevereiro 19, 2005

O PALINDROMA DO BODE

O meu caso,dr., é que tenho um complexo de
ovelha ranhosa, disse a cabra ao entrar no
consultório, olhando-me com olhos de carneir
o mal morto.

vamos lá ver se lhe arranjamos um bode ex
piatório, pensei eu e comecei logo a ps
icalálise.

Alberto Pimenta, 1980

terça-feira, fevereiro 08, 2005

20 de Fevereiro

A campanha eleitoral nos Açores está morna e tudo leva a crer que não chegará a aquecer. A única certeza que existe é que o PS vai ganhar não por mérito próprio mas por inércia.

Não por convicção, mas apenas por solidariedade com os mais pequeninos e por quem verdaddeiramente rema contra a maré, se sair de casa naquele dia, votarei no Pedro Leite-PCTP/MRPP

sexta-feira, janeiro 14, 2005

SÓCRATES, O TROCA TINTAS


Depois de ter berrado contra Santana por ter acabado com os benefícios fiscais no IRS aos detentores de PPR, Sócrates diz o dito por não dito e fazendo um frete aos patrões esqueceu-se do "maior ataque à classe média".

Para Sócrates o que é verdade hoje, já não o é amanhã de manhã. Basta uma noite de insónias!

domingo, janeiro 02, 2005

Ribeira Seca de Vila Franca do Campo


Por falta de saneamento básico e por despejo de efluentes de uma " industria" local a ribeira da minha terra está conspurcada. As suas águas apresentam-se negras e cheiram muito mal.
Será isto o progresso? Será isto o apregoado desenvolvimento sustentável?
Não me calarei até que a ribeira volte ao que era quando em criança, tal como muitas outras, nas suas águas aprendi a nadar.

domingo, dezembro 19, 2004

Quando a Esmola é Muita...

A nova Secretária do Ambiente, Dra. Ana Paula Marques, teve um grande azar ao ser "forçada" a justificar o injustificável: a realização de putativas obras de protecção do litoral junto à Praia do Pópulo, por parte de um particular.
Não seria generosidade a mais? O que pretend(e)ia o dito cujo, para além da "protecção" do litoral?
A Segurança do Seguro

A pergunta para o referendo sobre a Europa foi chumbada. Não percebo como os senhores deputados do PSD, do CDS e do PS aprovaram uma "trapalhada" daquelas. Dos ditos cujos, apeciei a convicção e segurança com que o deputado José Seguro defendeu a dita na Assembleia da República.
Antes estivesse calado!


quarta-feira, dezembro 01, 2004

SURPRESA OU TALVEZ NÃO

1- A continuação no cargo do Director Regional do Ambiente e a entrada para a Direcção Regional da Habitação de José Olivério Ponte foram mais duas surpresas agradáveis neste novo/ velho Governo Regional dos Açores. Assim, teremos um melhor Governo. Espero!
2- Santana caiu. Nunca devia ter chegado onde chegou e pela via como chegou. E agora? Sócrates não me inspira confiança. O que vai "dar-nos" diferente de Santana? Coincineração e arrogância? O pior de Guterres? Ou a direita a governar por "delegação de poderes"? Espero estar enganado!

sexta-feira, novembro 12, 2004

NOVO (VELHO) GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES

Depois de Carlos César ter dito, muito antes do passado acto eleitoral, que ia fazer uma grande alteração no seu governo, as grandes novidades são Noé Rodrigues, na Agricultura, e Ana Paula Marques, no Ambiente e Pescas.

Mais importante do que as pessoas são as políticas que vão implementar. De qualquer modo e mantendo o meu cepticismo em relação ao desempenho do futuro governo, à partida tenho grande esperança no desempenho dos dois.
Foram as melhores escolhas feitas por Carlos César, até hoje, para aquelas pastas. Espero que não desiludem.

segunda-feira, novembro 01, 2004

PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO

Contra a minha vontade, a pedido de uma docente, com ofício enviado pelo Conselho Executivo da minha escola, no passado dia 25 de Outubro fui dar uma aula sobre o projecto Coastwatch.

Para além da satisfação geral pelo modo como a escola está a ser gerida, fiquei a saber que existe um novo regulamento interno que obriga a que todo o mortal que entre no estabelecimento de ensino comunique tal facto ao Executivo e que o mesmo, em pessoa, tem obrigação de o guiar pela escola. Também fiquei a saber que não posso escrever aqui sem autorização "superior".

Assim, aguardo autorização para escrever que o dito cujo estabelecimento de ensino está entregue à bicharada....

Visão Paroquial

Na ilha do Pico, tive a oportunidade de folhear o "Anuário de Ouro dos Açores", edição de 2004, da responsabilidade da Editora AçorPlus. Apreciei o esforço de alguns Secretários e Directores Regionais em tentar dar a conhecer o ponto da situação das diversas áreas que estão sob a sua tutela. A destoar, destaca-se o Director regional do Desenvolvimento Agrário que em vez de falar sobre Agricultura e Lavoura, aproveitou o tempo de antena para discorrer sobre " Gado Bravo,...Toiros e Bravura. História, Cultura, Ambiente e Economia".

Comentários para quê?

sábado, outubro 16, 2004

Nódoa


A frase que abaixo transcrevo aplica-se a todos os governos, a todos os níveis.

"Este governo não cairá porque não é um edifício, sairá com benzina porque é uma nódoa."(Eça de Queirós)