ABRIL ÁGUAS MIL
Alunos, professores, funcionários têm-me transmitido a sua apreensão acerca do futuro da escola, caso se persistir nalgumas orientações emanadas da actual equisa executiva.
Como estou fora, acho que me devo remeter ao silêncio e aguardar pelo meu regresso que já esteve mais longe.
Quando regressar, então ponderarei se abrirei a boca ou se aguardarei, em silêncio, a minha saída o mais cedo que me for possível.
Já tenho o boletim preenchido para quando abrir o próximo concurso.
domingo, setembro 19, 2004
sábado, setembro 18, 2004
TOUROS E DEPUTADOS
OU
DEPUTADOS QUE NÃO DISTINGUEM CULTURA DE TORTURA
Com eleições à porta convém registar o nome dos deputados que em Fevereiro de 2003, votaram no parlamento regional a favor das corridas picadas na ilha Terceira. Todos eles podem contar com o meu contributo para a sua não reeleição.
Aqui vai a lista dos famosos:
sexta-feira, setembro 17, 2004
DESRATIZAÇÃO
Uma docente foi proibida pelo CE de comer uma maçã, na sala de professores da Escola Secundária da Ribeira Grande, sob a alegação que atraía ratos.....
O problema foi posto de pernas para o ar, tal como se diz andar a escola, o que é urgente fazer é uma desratização naquele estabelecimento de ensino, a começar pelo gabinete do Conselho Executivo...
Uma docente foi proibida pelo CE de comer uma maçã, na sala de professores da Escola Secundária da Ribeira Grande, sob a alegação que atraía ratos.....
O problema foi posto de pernas para o ar, tal como se diz andar a escola, o que é urgente fazer é uma desratização naquele estabelecimento de ensino, a começar pelo gabinete do Conselho Executivo...
quinta-feira, setembro 16, 2004
RIBEIRA GRANDE E A SUA ESCOLA SECUNDÁRIA A PERDER
Foi grande o esforço dos vários Conselhos Directivos/ Executivos para que os alunos do 12º ano de escolaridade pudessem optar pela disciplina de Física.
Depois de mais de uma década em que tal foi possível, mesmo quando na Região havia falta de professores daquela disciplina e a escola não tinha nenhum profissionalizado no seu quadro, este ano lectivo os alunos tiveram que ir para Ponta Delgada.
Porquê?
Decrescimento de interessados?
Escolha pelo mais fácil(a curto prazo)?
Falta de motivação?
Ausência de aconselhamento por parte dos pais e da escola?
Foi grande o esforço dos vários Conselhos Directivos/ Executivos para que os alunos do 12º ano de escolaridade pudessem optar pela disciplina de Física.
Depois de mais de uma década em que tal foi possível, mesmo quando na Região havia falta de professores daquela disciplina e a escola não tinha nenhum profissionalizado no seu quadro, este ano lectivo os alunos tiveram que ir para Ponta Delgada.
Porquê?
Decrescimento de interessados?
Escolha pelo mais fácil(a curto prazo)?
Falta de motivação?
Ausência de aconselhamento por parte dos pais e da escola?
sexta-feira, setembro 10, 2004
A palhaçada na minha escola
Hoje tive a oportunidade de ver algumas das alterações ocorridas na minha escola. Panos brancos, convocatórias pintadas com lápis de cor, lembrei-me do arco- íris, do Rainbow Warrior e das paradas gay. Fiquei desolado com o que foi feito com a Biblioteca Dr. Manuel Barbosa, a Dona Matilde deve estar desolada...
Vi cuecas e outras roupas interiores dependuradas na sala de alunos, com que objectivo?
Quero voltar à escola, ao convívio com os alunos e com os colegas que merecem, mas a esta palhaçada, só de passagem ....
Teófilo Braga, prof. de nomeação definitiva do 4º GrupoA da Escola EB 3/S da Ribeira Grande
domingo, setembro 05, 2004
sábado, agosto 28, 2004
DO BLOG ENTRAMULA
Estou farto de socialistas centristas.Se é para servir o neo-liberalismo, então prefiro votar no Gusmão. José Soares Email 08.27.04 - 5:47 pm #
Votar no Gusmão, não consigo... Mas, de facto, é lastimável como certos senhores socialistas, alguns de muitos anos, se estão a converter, uns atrás dos outros, ao mais selvagem neo-liberalismo... O cheiro do poder é fortemente hipnótico e não conseguem resistir ao deslumbramento dos seus corredores... E ainda se arrogam a sobrancerias, como se fossem eles os detentores da verdade e os outros uns reles velhos do Restelo... Estou fortemente enjoado.Francisco Email Homepage 08.28.04 - 3:58 am
Estou farto de socialistas centristas.Se é para servir o neo-liberalismo, então prefiro votar no Gusmão. José Soares Email 08.27.04 - 5:47 pm #
Votar no Gusmão, não consigo... Mas, de facto, é lastimável como certos senhores socialistas, alguns de muitos anos, se estão a converter, uns atrás dos outros, ao mais selvagem neo-liberalismo... O cheiro do poder é fortemente hipnótico e não conseguem resistir ao deslumbramento dos seus corredores... E ainda se arrogam a sobrancerias, como se fossem eles os detentores da verdade e os outros uns reles velhos do Restelo... Estou fortemente enjoado.Francisco Email Homepage 08.28.04 - 3:58 am
domingo, agosto 01, 2004
Aos "Amantes" da Natureza, mas de Rodas
"Desfrutar a natureza- mas de carro, de jipe ou de mota: expressão lúdica do humano reduzido à condução de deficiente motor, sem pernas, sem energia própria, dependente de próteses mecânicas para tudo.E ainda por cima chamar a essas coisas aventura"
( in Cadernos Periféricos,nº 5, 2004)
"Desfrutar a natureza- mas de carro, de jipe ou de mota: expressão lúdica do humano reduzido à condução de deficiente motor, sem pernas, sem energia própria, dependente de próteses mecânicas para tudo.E ainda por cima chamar a essas coisas aventura"
( in Cadernos Periféricos,nº 5, 2004)
segunda-feira, julho 26, 2004
SUBSCREVO
"Cada vez mais me sinto longe e afastado de uma prática política que quase se resume ao espectáculo de "som e luz", ao slogan estudado e pensado por técnicos do marketing eleitoral, a uma actividade que em vez de vender sabonetes, detergentes ou electrodomésticos vende, num simplismo oco e com várias cores, votos ou pressões para provocar transformações nas sondagens de opinião" (César Oliveira, in "Os Anos Decisivos", Editorial Presença, 1993
"Cada vez mais me sinto longe e afastado de uma prática política que quase se resume ao espectáculo de "som e luz", ao slogan estudado e pensado por técnicos do marketing eleitoral, a uma actividade que em vez de vender sabonetes, detergentes ou electrodomésticos vende, num simplismo oco e com várias cores, votos ou pressões para provocar transformações nas sondagens de opinião" (César Oliveira, in "Os Anos Decisivos", Editorial Presença, 1993
domingo, julho 18, 2004
O TRIO ODEMIRA
A JSD é um forno donde têm saído as melhores fornadas de políticos da nossa praça.
A nível nacional, dela sairam o nosso Primeiro Ministro, Santana Lopes, o nosso Ministro da defesa e de Assuntos do Mar(?), Paulo Portas e o futuro líder do Partido Socialista, José Sócrates.
Bem haja a quem criou a dita Organização Partidária. Estamos todos agradecidos. Só assim, se consegue endireitar o país.
José da Costa Canhoto
A JSD é um forno donde têm saído as melhores fornadas de políticos da nossa praça.
A nível nacional, dela sairam o nosso Primeiro Ministro, Santana Lopes, o nosso Ministro da defesa e de Assuntos do Mar(?), Paulo Portas e o futuro líder do Partido Socialista, José Sócrates.
Bem haja a quem criou a dita Organização Partidária. Estamos todos agradecidos. Só assim, se consegue endireitar o país.
José da Costa Canhoto
(DESA)AVENÇAS
O meu dicionário diz-me que avença é uma quantia certa paga antecipadamente por serviços durante um certo prazo.
Sempre discordei que as escolas passassem a ter juristas avençados. Sempre disse que, se os da tutela não resolvessem determinados problemas, se poderia recorrer a consultas pontuais.
Diz-se que, para além de advogados, há muitos jornalistas avençados, ao serviço de quem os paga.
Os jornalistas servem para endeusar os seus donos, os juristas poderão servir para resolver as encrencas pessoais de quem os paga. Uns e outros poderão prestar outros "serviços". Ah! Ah! Ah! A que preço?
O meu dicionário diz-me que avença é uma quantia certa paga antecipadamente por serviços durante um certo prazo.
Sempre discordei que as escolas passassem a ter juristas avençados. Sempre disse que, se os da tutela não resolvessem determinados problemas, se poderia recorrer a consultas pontuais.
Diz-se que, para além de advogados, há muitos jornalistas avençados, ao serviço de quem os paga.
Os jornalistas servem para endeusar os seus donos, os juristas poderão servir para resolver as encrencas pessoais de quem os paga. Uns e outros poderão prestar outros "serviços". Ah! Ah! Ah! A que preço?
sexta-feira, julho 09, 2004
Direita Volver
Hoje, o presidente da república, sempre coerente com as suas ideias, desde o tempo em que militava no Movimento de Esquerda Socialista, decidiu que o Governo de Portas e Santana deveria governar por mais dois anos. Acho que a dupla direitista merece.
A Dr. Ana Gomes, numa entrevista a despropósito esqueceu-se que já não era do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado e disse que estava arrependida de ter votado em Sampaio. Eu não estou, porque não votei nele.
O Dr. Ferro Rodrigues colega de Sampaio no MES também não gostou da decisão presidencial e fugiu.Dizem que os ratos são os primeiros a....
Ao PS, agora, para combater a direita e a extrema da dita só resta eleger um secretário geral direitista, que venha o Vitorino, o Sócrates ou o iraquiano Lamego.
Cá ficamos à espera do PRN!
José Soares
Hoje, o presidente da república, sempre coerente com as suas ideias, desde o tempo em que militava no Movimento de Esquerda Socialista, decidiu que o Governo de Portas e Santana deveria governar por mais dois anos. Acho que a dupla direitista merece.
A Dr. Ana Gomes, numa entrevista a despropósito esqueceu-se que já não era do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado e disse que estava arrependida de ter votado em Sampaio. Eu não estou, porque não votei nele.
O Dr. Ferro Rodrigues colega de Sampaio no MES também não gostou da decisão presidencial e fugiu.Dizem que os ratos são os primeiros a....
Ao PS, agora, para combater a direita e a extrema da dita só resta eleger um secretário geral direitista, que venha o Vitorino, o Sócrates ou o iraquiano Lamego.
Cá ficamos à espera do PRN!
José Soares
COMISSÃO DE HONRA
Hoje, tive acesso ao nome de todas as pessoas que fazem parte da Comissão de Honra da Candidatura de Carlos César.
De entre as "individualidades" notei que figuravam pelo menos um(a) professor(a) da Escola a cujos quadros pertenço.
Também notei a presença de alguns sindicalistas que deixam muito a desejar...Veja-se o seu desempenho nas suas actividades profissionais ou nos cargos que exercem
Antes só que mal acompanhado
Teófilo Braga
Hoje, tive acesso ao nome de todas as pessoas que fazem parte da Comissão de Honra da Candidatura de Carlos César.
De entre as "individualidades" notei que figuravam pelo menos um(a) professor(a) da Escola a cujos quadros pertenço.
Também notei a presença de alguns sindicalistas que deixam muito a desejar...Veja-se o seu desempenho nas suas actividades profissionais ou nos cargos que exercem
Antes só que mal acompanhado
Teófilo Braga
domingo, julho 04, 2004
Sophia
Todos agora a louvam - e muitos dizem que foi um dos maiores vultos da nossa
literatura.
Alguns dos que a louvam são os mesmos que decretaram e continuam a decretar
a destruição da beleza que ela cantou.
Não sabem que não é na literatura que ela é grande - mas na união
indestrutível entre o que escreveu e a Geografia que amou. As gentes, as
areias, as rochas, o mar, as paisagens, Lagos e a sua bilha rósea e o chão
caiado.
O chão que era terra e que alguns cimentam e asfaltam até à exaustão,
louvando-a sem entenderem que Cacela foi conquistada só pela beleza.
3 de Julho de 2004
JCMarques
Todos agora a louvam - e muitos dizem que foi um dos maiores vultos da nossa
literatura.
Alguns dos que a louvam são os mesmos que decretaram e continuam a decretar
a destruição da beleza que ela cantou.
Não sabem que não é na literatura que ela é grande - mas na união
indestrutível entre o que escreveu e a Geografia que amou. As gentes, as
areias, as rochas, o mar, as paisagens, Lagos e a sua bilha rósea e o chão
caiado.
O chão que era terra e que alguns cimentam e asfaltam até à exaustão,
louvando-a sem entenderem que Cacela foi conquistada só pela beleza.
3 de Julho de 2004
JCMarques
sábado, julho 03, 2004
HEI-DE SER TUDO O QUE..."
De Jorge de Sena aqui fica um extracto de um texto da sua autoria, datado de Dezembro de 1972.
Hei-de ser tudo, não o sendo. Um dia
- podres na terra ou nos caixões de chumbo
estes zelosos treponemas lusos-
uma outra gente, e limpa,julgará
desta vergonha inominável que é
ter de existir num tempo de canalhas
de umbigo preso à podridão de Impérios
e à lei de mendigar favor dos grandes
De Jorge de Sena aqui fica um extracto de um texto da sua autoria, datado de Dezembro de 1972.
Hei-de ser tudo, não o sendo. Um dia
- podres na terra ou nos caixões de chumbo
estes zelosos treponemas lusos-
uma outra gente, e limpa,julgará
desta vergonha inominável que é
ter de existir num tempo de canalhas
de umbigo preso à podridão de Impérios
e à lei de mendigar favor dos grandes
LITERATURA
Aqui vai um poema de Sophia de Mello Breyner Andersen.
PORQUE
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
In"Mar Novo"
Aqui vai um poema de Sophia de Mello Breyner Andersen.
PORQUE
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
In"Mar Novo"
terça-feira, junho 29, 2004
ESTOU FARTO
Abaixo, sem quaisquer comentários,transcrevo um texto que recebi recentemente:
Abaixo, sem quaisquer comentários,transcrevo um texto que recebi recentemente:
Estou farto da nossa democracia....
As eleições, tal como são, só servem para enganar o povinho e dar-lhe a
falsa certeza de que ele é que decide...
Da forma que isto está, antes escolher governos com base em sondagens...
seria menos hipócrita. Deixemo-nos de tretas ... quando a Comissão Nacional de Eleições apregoa um "slogan" como "Não deixe que outros decidam por si,vote nas eleições para o Parlamento Europeu" está a passar-nos um atestado de imbecilidade.... Temos uma milionésima parte da decisão, sem grande escolha, votamos em abstracto e para QUE OUTROS DECIDAM POR NÓS...
Se queres ser ouvido, FALA, onde quer que seja, mas FALA.... Votar é
perpetuar o status quo e legitimar uma corja de profissionais, na sua
maioria, sem sentido de estado e de missão. Vota e convence-te que és tu que decides, vota e finge...
E se pensas que o mal-amado Saramago não tem razão, esquece. Só os
fingidores, os poetas e os políticos é que não vêem isso.
Abraços
domingo, junho 13, 2004
sábado, junho 12, 2004
segunda-feira, maio 31, 2004
O Nosso Barrancos
No passado dia 29 de Maio, na companhia de duas pessoas, uma delas de nacionalidade espanhola, ao passar por Rabo de Peixe, vi algumas crianças com cerca de 10 anos de idade, ou pouco menos, a arrastar uma cabeça de um bovino, em plena rua principal da localidade.
Espectáculo degradante, que não acreditava que ainda persistisse em pleno séc. XXI.
Os dinheiros da CE, do Governo, das Autraquias, da Efta ou de todos nós parece que não têm servido para nada. Ou estará certa uma pessoa minha conecida que diz que qualquer que seja o estrato social ou o nível de instrução, a percentagem de "bestas", de "fdp" ou de "ignorantes" é invariável?
No passado dia 29 de Maio, na companhia de duas pessoas, uma delas de nacionalidade espanhola, ao passar por Rabo de Peixe, vi algumas crianças com cerca de 10 anos de idade, ou pouco menos, a arrastar uma cabeça de um bovino, em plena rua principal da localidade.
Espectáculo degradante, que não acreditava que ainda persistisse em pleno séc. XXI.
Os dinheiros da CE, do Governo, das Autraquias, da Efta ou de todos nós parece que não têm servido para nada. Ou estará certa uma pessoa minha conecida que diz que qualquer que seja o estrato social ou o nível de instrução, a percentagem de "bestas", de "fdp" ou de "ignorantes" é invariável?
Subscrever:
Mensagens (Atom)