domingo, agosto 01, 2004

Aos "Amantes" da Natureza, mas de Rodas


"Desfrutar a natureza- mas de carro, de jipe ou de mota: expressão lúdica do humano reduzido à condução de deficiente motor, sem pernas, sem energia própria, dependente de próteses mecânicas para tudo.E ainda por cima chamar a essas coisas aventura"

( in Cadernos Periféricos,nº 5, 2004)

segunda-feira, julho 26, 2004

SUBSCREVO


"Cada vez mais me sinto longe e afastado de uma prática política que quase se resume ao espectáculo de "som e luz", ao slogan estudado e pensado por técnicos do marketing eleitoral, a uma actividade que em vez de vender sabonetes, detergentes ou electrodomésticos vende, num simplismo oco e com várias cores, votos ou pressões para provocar transformações nas sondagens de opinião" (César Oliveira, in "Os Anos Decisivos", Editorial Presença, 1993

domingo, julho 18, 2004

O TRIO ODEMIRA


A JSD é um forno donde têm saído as melhores fornadas de políticos da nossa praça.

A nível nacional, dela sairam o nosso Primeiro Ministro, Santana Lopes, o nosso Ministro da defesa e de Assuntos do Mar(?), Paulo Portas e o futuro líder do Partido Socialista, José Sócrates.

Bem haja a quem criou a dita Organização Partidária. Estamos todos agradecidos. Só assim, se consegue endireitar o país.

José da Costa Canhoto
(DESA)AVENÇAS

O meu dicionário diz-me que avença é uma quantia certa paga antecipadamente por serviços durante um certo prazo.

Sempre discordei que as escolas passassem a ter juristas avençados. Sempre disse que, se os da tutela não resolvessem determinados problemas, se poderia recorrer a consultas pontuais.

Diz-se que, para além de advogados, há muitos jornalistas avençados, ao serviço de quem os paga.

Os jornalistas servem para endeusar os seus donos, os juristas poderão servir para resolver as encrencas pessoais de quem os paga. Uns e outros poderão prestar outros "serviços". Ah! Ah! Ah! A que preço?

sexta-feira, julho 09, 2004

Direita Volver

Hoje, o presidente da república, sempre coerente com as suas ideias, desde o tempo em que militava no Movimento de Esquerda Socialista, decidiu que o Governo de Portas e Santana deveria governar por mais dois anos. Acho que a dupla direitista merece.

A Dr. Ana Gomes, numa entrevista a despropósito esqueceu-se que já não era do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado e disse que estava arrependida de ter votado em Sampaio. Eu não estou, porque não votei nele.

O Dr. Ferro Rodrigues colega de Sampaio no MES também não gostou da decisão presidencial e fugiu.Dizem que os ratos são os primeiros a....

Ao PS, agora, para combater a direita e a extrema da dita só resta eleger um secretário geral direitista, que venha o Vitorino, o Sócrates ou o iraquiano Lamego.

Cá ficamos à espera do PRN!

José Soares
COMISSÃO DE HONRA

Hoje, tive acesso ao nome de todas as pessoas que fazem parte da Comissão de Honra da Candidatura de Carlos César.

De entre as "individualidades" notei que figuravam pelo menos um(a) professor(a) da Escola a cujos quadros pertenço.

Também notei a presença de alguns sindicalistas que deixam muito a desejar...Veja-se o seu desempenho nas suas actividades profissionais ou nos cargos que exercem

Antes só que mal acompanhado

Teófilo Braga

domingo, julho 04, 2004

Sophia




Todos agora a louvam - e muitos dizem que foi um dos maiores vultos da nossa
literatura.

Alguns dos que a louvam são os mesmos que decretaram e continuam a decretar
a destruição da beleza que ela cantou.

Não sabem que não é na literatura que ela é grande - mas na união
indestrutível entre o que escreveu e a Geografia que amou. As gentes, as
areias, as rochas, o mar, as paisagens, Lagos e a sua bilha rósea e o chão
caiado.

O chão que era terra e que alguns cimentam e asfaltam até à exaustão,
louvando-a sem entenderem que Cacela foi conquistada só pela beleza.

3 de Julho de 2004

JCMarques

sábado, julho 03, 2004

HEI-DE SER TUDO O QUE..."


De Jorge de Sena aqui fica um extracto de um texto da sua autoria, datado de Dezembro de 1972.

Hei-de ser tudo, não o sendo. Um dia
- podres na terra ou nos caixões de chumbo
estes zelosos treponemas lusos-
uma outra gente, e limpa,julgará
desta vergonha inominável que é
ter de existir num tempo de canalhas
de umbigo preso à podridão de Impérios
e à lei de mendigar favor dos grandes
LITERATURA

Aqui vai um poema de Sophia de Mello Breyner Andersen.


PORQUE

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não.

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

In"Mar Novo"


terça-feira, junho 29, 2004

ESTOU FARTO

Abaixo, sem quaisquer comentários,transcrevo um texto que recebi recentemente:

Estou farto da nossa democracia....
As eleições, tal como são, só servem para enganar o povinho e dar-lhe a
falsa certeza de que ele é que decide...
Da forma que isto está, antes escolher governos com base em sondagens...

seria menos hipócrita. Deixemo-nos de tretas ... quando a Comissão Nacional de Eleições apregoa um "slogan" como "Não deixe que outros decidam por si,vote nas eleições para o Parlamento Europeu" está a passar-nos um atestado de imbecilidade.... Temos uma milionésima parte da decisão, sem grande escolha, votamos em abstracto e para QUE OUTROS DECIDAM POR NÓS...

Se queres ser ouvido, FALA, onde quer que seja, mas FALA.... Votar é
perpetuar o status quo e legitimar uma corja de profissionais, na sua
maioria, sem sentido de estado e de missão. Vota e convence-te que és tu que decides, vota e finge...

E se pensas que o mal-amado Saramago não tem razão, esquece. Só os
fingidores, os poetas e os políticos é que não vêem isso.


Abraços

domingo, junho 13, 2004

Miguel Portas


Ao contrário do que tem acontecido, e tal como já havia escrito, desta vez fui votar.

Cansado de eleger deputados inúteis, desta vez contribui para a eleição de um deputado.

Espero que ele não me desiluda.

sábado, junho 12, 2004

BE

Por norma não voto. Quase sempre o meu voto é inútil. Amanhã vou votar no Bloco de Esquerda.

Se não servir para eleger um deputado, será tão útil como se tivesse votado noutro partido qualquer.

segunda-feira, maio 31, 2004

O Nosso Barrancos


No passado dia 29 de Maio, na companhia de duas pessoas, uma delas de nacionalidade espanhola, ao passar por Rabo de Peixe, vi algumas crianças com cerca de 10 anos de idade, ou pouco menos, a arrastar uma cabeça de um bovino, em plena rua principal da localidade.

Espectáculo degradante, que não acreditava que ainda persistisse em pleno séc. XXI.

Os dinheiros da CE, do Governo, das Autraquias, da Efta ou de todos nós parece que não têm servido para nada. Ou estará certa uma pessoa minha conecida que diz que qualquer que seja o estrato social ou o nível de instrução, a percentagem de "bestas", de "fdp" ou de "ignorantes" é invariável?

domingo, maio 30, 2004

O Mais Formoso Ilhéu que há nas Ilhas


Era assim que Gaspar Frutuoso, no livro "Saudades da Terra", se referia ao Ilhéu de Vila Franca. Agora, com as intervenções da (i)responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente podemos dizer que é o ilhéu mais "betonizado" da Região.

Uma vergonha o que lá foi feito.Para quê tanto cimento? Já alguém foi responsabilizado pela asneira?

quinta-feira, maio 13, 2004

SEMI-LUCIDEZ


Os resultados das eleições para o Conselho Executivo da Escola EB 3/S da Ribeira Grande, vieram demonstrar que cerca de 43 % dos eleitores foram semi-lúcidos ao votarem em branco.

Eu estou feliz. Com o meu regresso a caminhar a passos largos estou descançado porque não mais terei de fazer qualquer acta.



terça-feira, maio 04, 2004

VEIGA SIMÃO e o 24 de Abril

No passado dia 30 de Abril, o antigo ministro de Marcelo Caetano e do Partido Socialista, foi convidado pela Escola de Novas Tecnologias dos Açores a falar sobre escolas tecnológicas, já que segundo me disseram foi ele o seu criador.

Até aqui tudo bem. O pior foi que o homem de novo nada disse. Passou o tempo topo a desancar nos esquerdistas do pós 25 de Abril e a chorar pelo dia 24.

Enfim, vir um homem de tão longe para ter uma prestação daquelas...
Nada que não fosse de esperar do Ministro dos Gorilas nas Universidades.

sexta-feira, abril 30, 2004

APELO AO VOTO

Numa altura em que ninguém se disponibiliza para se candidatar aos Órgãos de Gestão de uma Escola, porque o "crime" não compensa, é sempre de apoiar quem o faz.

Daí, o meu apelo a todos os colegas professores, funcionários, alunos e encarregados de educação para exercerem o seu dever cívico, votando na única lista candidata ao Conselho Executivo da Escola Básica 3/S da Ribeira Grande.

Se por lá estivesse seria o primeiro a depositar o meu voto na Urna. Em Branco ou Nulo.

domingo, abril 25, 2004

25 de Abril

Depois de ter sonhado com um mundo melhor. De ter acreditado que era possível alcançá-lo, através da militância em diversas organizações de cariz partidário como a UEC/PCP, a UJCR/PC(R) e UDP, hoje sinto que andamos a regredir, a voltar ao dia 24.

Vários esquerdistas ou já desistiram de lutar ou andam já a repartir o bolo do orçamento com os outrora inimigos de classe: os partidos da área do poder. Os socialistas, por vezes, ultrapassam pela direita o PSD e o PP. Para manterem-se no poder rodeiam-se de oportunistas de todos os matizes.

Hoje, período da História em que o sacrossanto capital é quem mais ordena só me resta uma alternativa: permanecer livre. Libertário.

Hoje, numa altura em que o mundo caminha para o abismo ou para a direita, não tenho outra alternativa: continuar a ser de esquerda. Extrema.




quinta-feira, abril 22, 2004

A PORCA DA POLÍTICA

De acordo com o Correio da manhã, Maria José Morgado, antiga coordenadora da Polícia Judiciária, afirmou que: “O financiamento ilegal dos partidos tem de ser devidamente fiscalizado e, se necessário, investigado, nomeadamente os grandes partidos”. Isto é, “ou pagamos de forma transparente ou por baixo da mesa, quando são utilizados determinados financiamentos ilícitos: concessões, adjudicação de obras a determinadas empresas com contrapartidas de financiamentos ocultos”.

Comentários para quê?




terça-feira, abril 20, 2004

A Verdade é como o azeite?

O Público de hoje noticia que as alegadas vítimas do caso Farfalha estão a assinar declarações a desistir das queixas apresentadas contra os alegados abusadores. E que estão a ser bem pagas por isso.

Já há muito havia escrito que nesta terreola onde quem manda é o capital, este é que ditaria a "verdade".

As alegadas vítimas ou as suas exploradoras famílias iriam mais uma vez cobrar. Cobraram antes e agora diz o Público já estão a embolsar para negarem o que já haviam afirmado.

Enfim, a verdade nesta terra só será como o azeite no dia de São Nunca e à tarde.